ALZHEIMER
» O que é a doença de Alzheimer?
A doença de Alzheimer, de instalação insidiosa e progressão lenta, afeta, primeira e predominantemente, a memória episódica, com o doente começando por ter dificuldades em lembrar-se de fragmentos recentes da sua vida (onde coloca os objetos, os recados, o que comeu no dia anterior, em que dia do mês está).
» Causas
Estima-se que a causa do Alzheimer seja o acúmulo das proteínas beta-amilóide e tau no cérebro associada à diminuição do neurotransmissor acetilcolina. Entretanto as suas causas ainda não estão totalmente esclarecidas, mas sabe-se que ela pode estar relacionada a alguns fatores de risco tais como:
1. Influência genética;
2. Contaminação com metais como mercúrio e alumínio;
3. Traumatismo craniano;
4. Aterosclerose;
5. Idade
» Sintomas
As memórias mais remotas resistem melhor, mas acabam também por se perder ao longo da doença. Ao defeito de memória vão-se juntando lentamente outros sintomas característicos da doença de Alzheimer:
• Começa a haver dificuldade em reconhecer pessoas;
• O discurso torna-se cada vez mais pobre e entrecortado à procura de palavras;
• A orientação em espaços fica cada vez mais difícil;
• Com o tempo começam também a surgir as primeiras alterações do comportamento, sendo frequentes as alucinações visuais e a atividade delirante (o doente achar que o roubam ou perseguem), resultando em agitação e agressividade.
Este conjunto de dificuldades aumenta até ser suficiente para a pessoa deixar de viver de forma autónoma, tendo que ser ajudada em tarefas antes realizadas de forma natural como cozinhar, vestir-se, lavar-se, lidar com eletrodomésticos ou dinheiro.