Factos Interessantes
1. A vitamina D é produzida pelo nosso organismo em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural.
2. Os saudáveis raios de luz solar natural que geram a vitamina D não atravessam o vidro e, por isso, o seu organismo não produz vitamina D quando está no carro, escritório ou em casa.
3. É quase impossível conseguir quantidades adequadas de vitamina D a partir da alimentação. A exposição à luz solar é uma das formas fiáveis para seu corpo dispor de vitamina D, para além da suplementação.
4. Seria necessária a ingestão diária de dez copos grandes de leite enriquecido com vitamina D para obter os níveis mínimos necessários de vitamina D.
5. Quanto maior a distância da linha do equador e o lugar onde se vive, maior será a exposição ao sol necessária para gerar vitamina D, pois depende do ângulo de incidência dos raios solares.
6. Pessoas com a pigmentação escura da pele podem precisar de 20 a 30 vezes mais exposição à luz solar do que pessoas de pele clara para gerar a mesma quantidade de vitamina D.
7. Níveis suficientes de vitamina D são essenciais para a absorção de cálcio nos intestinos. Sem vitamina D suficiente, o corpo não pode absorver o cálcio, tornando os suplementos de cálcio inúteis.
8. A deficiência crónica de vitamina D não pode ser revertida rapidamente. São necessários meses de suplementação com vitamina D e de exposição à luz solar para “reconstruir” os ossos e o sistema nervoso.
9. Mesmo protetores solares fracos (FPS = 8) bloqueiam em 95% a capacidade do seu corpo de gerar vitamina D. É por isso que o uso constante de protetores solares provoca uma deficiência crítica de vitamina D.
10. A exposição à luz solar não gera produção excessiva de vitamina D no seu corpo, porque ele se auto-regula e produz apenas a quantidade necessária.
11. A vitamina D é “ativada” pelos rins e fígado, antes de ser usada pelo organismo e, por isso, doenças renais ou hepáticas podem prejudicar muito a ativação da vitamina D circulante.
12. A vitamina D é um poderoso “remédio” que o próprio corpo produz inteiramente de graça e sem necessidade de prescrição médica!
13. Algumas substâncias denominadas “antioxidantes” aceleram muito a capacidade do organismo para lidar com luz solar, sem que ela nos provoque danos, também permitem que fique exposto ao sol duas vezes mais tempo sem danos. Um exemplo de tais antioxidantes é a astaxantina, poderoso “protetor solar interno”. Outras fontes de antioxidantes similares são algumas frutas (açaí, romã, mirtilo, etc.), algumas algas e alguns crustáceos (camarão, “krill”, etc.)